sexta-feira, 19 de junho de 2009

Razões para Orar 2

por Fernando Bispo

 

Queria que observássemos alguns textos bíblicos para que pensemos sobre o que temos falado no post anterior.

Atos 1.12-14

No início de atos, Jesus promete o derramamento do Espírito. Os cristãos possuem uma ordem muito clara: Ficai em Jerusalém até que do alto sejam revestidos de poder. E é isso o que acontece no texto.  Os discípulos aguardam o cumprimento de uma promessa.

A Causa Primeira do Pentecostes é Deus, não os apóstolos. Deus faz uma promessa (antes em Joel) sobre o derramamento do Espírito. Em Atos 2 essa promessa se cumpre. Por que se cumpre? Por que os discípulos estão clamando para que Deus derrame o seu Espírito? Ou por que cumprir promessas é parte do caráter de Deus?

Deus é fiel a si mesmo. Ele permanece fiel independente da nossa ação. Ele é fiel a Sua Glória. Quando Ele promete Ele cumpre porque zela pela Sua Palavra para fazê-la cumprir.  Deus cumpre promessas porque é da Sua índole.  Assim, o derramamento do Espírito aconteceria independente da ação dos homens. O derramamento do Espírito não é uma resposta a uma oração, é o cumprimento de uma promessa.

Mas observe.

  • Quantos eram os que estavam reunidos em oração quando o Espírito foi derramado? 120! (At 1.15)
  • E a quantos Jesus tinha aparecido depois de ressuscitado? 500! (ICo 15)

E os outros 380?onde estavam? Por que não foram incluídos?

Deus está agindo. Ele está comprometido e vai derramar o Seu Espírito. Por que oramos? Justamente por isso! Para que quando o agir Dele vier nós estejamos incluídos, para  que o Espírito seja derramado sobre nós.

Vamos pensar um pouco sobre essas coisas. Quero preparar um novo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário